sábado, 7 de abril de 2012

Vamos Conhecer um pouco mais o nosso bairro

GUARATIBA


Região inicialmente chamada de “Guratiba-Aitinga”, ou “Aratuquacima”, é uma palavra indígena usada pelos tupinambás, que habitavam o nosso litoral á época do descobrimento. Sua definição é “lugar onde há grande quantidade de garças/garceiro.” É fácil perceber que o vocábulo surgiu de outros dois: “guará”, que quer dizer “ave”; e “tiba”, que significa “lugar onde há muita coisa reunida.” Daí: “Guaratiba”. Esta definição é uma realidade, pois até hoje ainda nos encanta a reunião de garças Brancas, nos, manguesais da região.

Tem uma população estimada em 110 049 habitantes, segundo dados do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sua área é de 13 950,12 hectares.

Encravada ao pé da Grota Funda, estendendo-se até a Baía de Sepetiba, abrangendo os seus canais de acesso, bem como a barra para o oceano, Guaratiba é o bairro que apresenta uma das menores densidades demográficas da cidade do Rio de Janeiro. Sua situação demográfica assemelha-se, hoje, à do Recreio dos Bandeirantes no início da década de 1980 ou à da Barra da Tijuca na década de 1970. Devido à sua grande extensão territorial, é dividido em sub-regiões ou sub-bairros, todas elas ainda dispondo de grandes áreas desocupadas e com previsões para loteamentos futuros, que apresentam, em sua maioria, uma vegetação rasteira, apicum e grandes manguezais. Em suas encostas, encontra-se mata atlântica e também muitos bananais.

O bairro como um todo tem atrativos diversos, desde restaurantes especializados em frutos do mar até belíssimas trilhas ecológicas com acesso ao Parque Estadual da Pedra Branca.

Barra de Guaratiba também foi o local escolhido para a locação fixa da série infanto-juvenil da Rede Globo "Sítio do Pica-Pau Amarelo" de 1977 a 1986. Um sítio, com casa, curral e jardins de Burle Marx, foi construído especialmente para o programa na Estrada Burle Marx (antiga Estrada de Barra de Guaratiba). Lá, eram gravadas as cenas externas e também quase todas as internas (sala e cozinha da casa de Dona Benta) do seriado. As outras gravações (biblioteca, quartos, gruta da Cuca, Reino das Águas Claras etc.) eram gravadas nos estúdios da Cinédia.

Hoje, infelizmente, o local encontra-se abandonado e em estado de quase total destruição. O telhado da casa principal está desabando, existem sinais de vandalismo por toda parte e tudo está envolto de muito mato.


Fonte:
http://www.portalguaratiba.com.br/historia_de_guaratiba_2012.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guaratiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário